Você sabe o que é phishing? Confira as nossas dicas para evitar este tipo de fraude

Em meio à acelerada transformação digital, tornou-se cada vez mais comum hospedarmos dados pessoais em sites e aplicativos para obtermos acesso a diversas funcionalidades disponíveis no meio virtual. Infelizmente, na mesma medida em que avança o desenvolvimento tecnológico, também aumentam as ameaças de ataques virtuais, roubos de informações sensíveis e fraudes no ambiente digital.

Um estudo divulgado pela consultoria alemã Roland Berger posicionou o Brasil no 5º lugar entre os países que mais sofreram com crimes digitais no ano passado. Para termos uma ideia, o número de ocorrências no primeiro trimestre de 2021 (9,1 milhões) foi superior à quantidade total registrada no ano de 2020. Além da exposição dos dados, as fraudes têm um impacto financeiro significativo. Uma pesquisa recente da Norton estima que o país teve um prejuízo econômico de 32 bilhões de reais em 2021 por conta dos ataques virtuais.

Em meio à pandemia de Covid-19, uma fraude em especial liderou o ranking de crimes cibernéticos no Brasil: o phishing.

 

O que é phishing?

 

Podemos entender o phishing como o roubo de dados sensíveis de alguma pessoa, mas com um diferencial: a vítima, de forma não intencional, é quem fornece essas informações para os criminosos. Essa ação é possível através de uma ou mais estratégias utilizadas para enganar o usuário e induzi-lo, de maneira voluntária, a conceder esses dados.

 

Algumas das técnicas utilizadas são: e-mails falsos de instituições financeiras; SMS’s que pedem confirmações de dados; links com vírus enviados via WhatsApp; ligações fraudulentas; contatos mal intencionados em redes sociais; entre outros. Por esse modo de agir, a ação ganhou o nome de “phishing”, similar ao termo “fishing”, que em inglês faz referência ao ato de “pescar” ou “jogar uma isca”.

 

O que diz a Lei?

 

Por conta das técnicas cada vez mais sofisticadas utilizadas pelos golpistas, a tipificação dos crimes digitais tem avançado no Brasil. Anteriormente, estas práticas ilegais eram enquadradas em fraudes já existentes como furto qualificado ou estelionato. Porém, no ano passado o Governo Federal publicou a Lei 14.155, que prevê punições para as fraudes cometidas nos meios digitais. Além de multas, estão previstas penas como reclusão de até oito anos, que podem ser agravadas se cometidas contra idosos ou pessoas vulneráveis. A ação recebeu elogios até mesmo da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

 

Como evitar phishing e outros crimes cibernéticos

 

Muitas das dicas para evitar as ações de phishing também podem servir para escapar de outros golpes praticados nas redes. Uma das principais recomendações é: desconfiar. Para evitar estas

e outras situações, por exemplo, é importante que o usuário não clique em links desconhecidos enviados por mensagens ou e-mails. Além disso, é essencial ter cuidado ao instalar aplicativos ou software desconhecidos ou piratas, pois podem conter programas invasores.

 

Outra dica valiosa, que é complementar à primeira, é evitar agir por impulso. Desconsidere “SMS’s” oferecendo prêmios e de supostos “funcionários do banco” por telefone. Na dúvida, interrompa o contato e busque um meio confiável de se comunicar com a sua instituição financeira para verificar se existe alguma pendência. Somado a isso, não forneça os seus dados para estranhos e desconfie até mesmo de amigos caso peçam acesso a seus dados (já que podem ter sido clonados por criminosos).

 

Por fim, segurança nunca é demais. Por isso, ative a autenticação em dois fatores em aplicativos, redes sociais e e-mail e, sempre que possível, busque utilizar senhas “fortes” que misturem elementos como letras maiúsculas e minúsculas, símbolos, números, entre outros. Ah, e nada de colocar data de aniversário ou nome próprio, ein?

 

Esperamos que as nossas dicas tenham sido valiosas. Contate a equipe da CuboPay e venha somar os melhores resultados conosco! (:

Baixe o App

Baixe APP Cubopay no Google Play
Baixe APP Cubopay na Apple Store

Para Empresas

Para Empresas:
merchant@cubopay.net

Copyright ©2021 Todos Direitos Reservados | CuboPay.net
Brasil - Cubotech Tecnologia Ltda - Av Paulista 37 cj 41, Bela Vista - SP