O Pix é uma forma de pagamento cada vez mais popular. Para evitar fraudes e vazamentos de dados, novas mudanças no funcionamento do Pix devem ser anunciadas em breve pelo Banco Central (BC).
As mudanças já foram debatidas pelo mercado e aprovadas pelo BC, que pode implementar algumas delas ainda neste ano. Confira a seguir quais são as principais mudanças.
Essa primeira mudança impõe uma “barreira” com o objetivo de conter os casos de vazamento de dados. Além disso, também devem ser criadas marcações específicas nas notificações de fraudes quando houver suspeitas de “contas laranja” e falsidade ideológica.
Vale lembrar que o Pix é uma forma de pagamento segura. Desde sua criação, em novembro de 2020, houve quatro incidentes de vazamentos de dados relacionados à chaves Pix. Todos os casos foram relacionados a falhas de segurança pontuais no sistema dos participantes.
Essa mudança permite que as instituições financeiras criem etiquetas para contas “laranja”, para casos de aluguel de conta para uso criminoso mediante pagamento, ainda que temporário, e também casos de falsidade ideológica na abertura do cadastro no banco.
A medida visa aumentar o leque de informações disponíveis para sistemas antifraude de instituições financeiras. Atualmente, as marcações são focadas nas transações, sem marcadores específicos.
As novas medidas propostas pelo BC visam aumentar a segurança das transferências financeiras realizadas por Pix. O BC e o Mercado ainda devem debater novas medidas para aumentar a robustez das regras de segurança. Com o Cubo Pay, você pode realizar pagamentos de maneira fácil e segura.
Além do Pix, também trabalhamos com pagamentos via Cartões de Crédito, PicPay, Transferências e Boleto Bancário. Conheça nossa plataforma e venha crescer com o Cubo Pay.
Dúvidas
Copyright ©2021 All rights reserved | CuboPay.net Brasil - Cubotech Tecnologia Ltda - Av Paulista 37 cj 41, Bela Vista - SP