Investimento: o que é CDB e quais tipos existem

Vale a pena investir em CDB?

O CDB é considerado um investimento seguro e com rendimentos melhores do que a poupança. Você já ouviu falar em investimento CDB? Sabe quais são os benefícios e vantagens desse tipo de investimento? Neste artigo você vai aprender sobre investimento CDB, quais são os tipos e como investir de maneira segura.

O que é CDB?

CDB é um tipo de investimento de renda fixa que a sigla significa Certificados de Depósito Bancário. Trata-se de títulos emitidos por instituições bancárias com a finalidade de captar recursos junto aos seus clientes.

Em outras palavras, é como se você emprestasse dinheiro para uma instituição financeira e depois recebesse o valor de volta com juros. A taxa para calcular os juros pode ser fixa ou variável, o que é definido na hora da contratação do investimento.

O motivo dos bancos realizarem essa operação é a existência de uma norma do Banco Central que determina que os bancos precisam fechar o dia com o caixa positivo. A maneira dos bancos cumprirem essa determinação é emprestando dinheiro de pessoas, pelo CDB, ou ainda de outros bancos, em uma operação chamada CDI.

Para quem é o CDB?

Para quem quer fazer o dinheiro render mais e está pensando em entrar para o mundo dos investimentos, o CDB pode ser uma ótima alternativa. No Brasil, a inflação está alta e a taxa de juros também. Isso faz com que as pessoas optem por colocar seu dinheiro em investimentos de renda fixa, como os CDBs.

A vantagem dos investimentos de renda fixa é que o investidor sabe qual vai ser a taxa utilizada para calcular o rendimento durante a aplicação financeira. Para quem busca juntar dinheiro e investir de forma segura, os investimentos de renda fixa são uma excelente opção.

Em relação às taxas, há uma variação que é definida na hora da contratação do investimento. Em alguns casos, as taxas são pré-definidas e em outros casos as taxas são atreladas a índices variáveis, como o IPCA e o CDI.

Quais são os tipos de CDB?

As condições do investimento CDB são variáveis. Existem, basicamente, três tipos de investimentos CDB: pré-fixado, pós-fixado e híbrido. Confira a seguir a diferença entre os três.

CDB Pré-fixado

Nesse tipo de investimento, a taxa de juros é pré-definida. Ou seja, na hora da contratação do título, a pessoa já fica sabendo quanto vai receber após o vencimento. Nesse tipo de contratação, geralmente, a pessoa somente precisa aguardar o prazo estabelecido para realizar a retirada do dinheiro para garantir o valor combinado.

CDB Pós-fixado

O CDB pós-fixado possui rendimento variável pois é atrelado a um indicador variável como o IPCA, a taxa SELIC ou o CDI. Isso significa que, na hora da contratação, não é possível saber o quanto o fundo renderá.

CDB Híbrido

Nesse tipo de CDB ocorre uma mescla dos outros dois tipos. No CDB híbrido o dinheiro rende com base em um indicador variável e também com base em uma taxa fixa preestabelecida.

Investimento CDB vale a pena?

Como um investimento de renda fixa, o CDB é uma ótima opção. O CDB é seguro e possui rendimentos melhores do que a poupança. Além disso, o investimento CDB geralmente é fácil de contratar e é uma ótima alternativa para complementar outros investimentos.

Se você gostou desse artigo, não deixe de seguir nossas redes sociais. Estamos no Facebook e no Instagram.

Baixe o App

Baixe APP Cubopay no Google Play
Baixe APP Cubopay na Apple Store

Para Empresas

Para Empresas:
merchant@cubopay.net

Copyright ©2021 Todos Direitos Reservados | CuboPay é Marca Registrada®
Uma empresa do Grupo Cubotech | USA | Hong Kong | Europe | Costa Rica | Brasil - Cubotech Tecnologia S/A - Av Paulista 37 cj 41, Bela Vista - SP