Gestão de custos

Como fazer gestão de custos do seu negócio?

A gestão de custos é uma área de finanças empresariais que envolve o uso de ferramentas para auxiliar na compreensão da estrutura de custos no resultado do negócio. 

A área de gestão de custos é fundamental para todo tipo de negócio tanto para decisões internas quanto para decisões externas, definindo o posicionamento da empresa perante o competitivo cenário do mercado.

Neste artigo, você vai entender como fazer uma boa gestão de custos pode melhorar os resultados do seu negócio. Boa leitura!

Compreendendo melhor a gestão de custos

Considerada um dos pilares para entender o modelo de negócios de uma empresa, a gestão de custos está vinculada diretamente com as atividades produtivas e suas derivações. 

A gestão de custos funciona como um extrato monetário de como o negócio funciona, evidenciando pontos importantes que podem levar a melhores resultados financeiros.

Confira a seguir um passo a passo de como fazer a gestão de custos do seu negócio.

1- Entenda a estrutura dos resultados

Para começar, é importante olhar para dentro do próprio negócio buscando compreender melhor a estrutura do resultado, que é compreendida da seguinte forma:

Receita – Custo Variável – Custo Fixo = Resultado

A receita é o valor resultante das vendas e do preço de vendas.

O custo variável é o custo que aumenta ou diminui conforme a quantidade produzida ou vendida. 

Os custos fixos são valores que não dependem da quantidade produzida ou vendida, são custos necessários para manter as estruturas da empresa funcionando. 

Finalmente, o resultado é a receita menos o total de despesas, que pode ser lucro ou prejuízo.

2- Analise a margem de contribuição

O valor residual resultante da dedução dos custos diretos da receita de vendas total é chamado de margem de contribuição. Veja como é o cálculo:

Margem de Contribuição = Receita de Vendas – Custo Variável

Outra forma de análise é pela margem de contribuição percentual, que considera o quanto da receita sobra após reduzirmos os custos variáveis. 

3- Encontre e análise o ponto de equilíbrio

O ponto de equilíbrio de um negócio mostra o quanto é necessário vender para que as receitas sejam iguais às despesas e custos.

Essa análise leva em conta o indicador da margem de contribuição para ser calculada:

Ponto de Equilíbrio Econômico = Custo Fixo : Índice da margem de contribuição

Encontrar o ponto de equilíbrio do negócio é fundamental para realizar um bom processo de gestão de custos e descobrir a viabilidade do negócio.

Você tem um negócio digital? Descubra como vender mais durante a Black Friday.

Baixe o App

Baixe APP Cubopay no Google Play
Baixe APP Cubopay na Apple Store

Para Empresas

Para Empresas:
merchant@cubopay.net

Copyright ©2021 Todos Direitos Reservados | CuboPay é Marca Registrada®
Uma empresa do Grupo Cubotech | USA | Hong Kong | Europe | Costa Rica | Brasil - Cubotech Tecnologia S/A - Av Paulista 37 cj 41, Bela Vista - SP