Equilíbrio Financeiro: Aprenda a calcular receitas e despesas

Como encontrar o equilíbrio entre receitas e despesas?

A chave da saúde financeira é saber equilibrar receitas e despesas, ou seja, equilibrar o quanto você ganha com o quanto você gasta. 

No entanto, fazer isso nem sempre é tão fácil. Afinal de contas, se todos soubessem fazer isso não haveria tantas pessoas endividadas. 

Por esse motivo, neste artigo vamos compreender melhor o que são receitas, o que são despesas e o que fazer para equilibrar sua vida financeira. Vamos lá? Boa leitura!

O que é receita?

Receita é o que você recebe, o que você ganha, em determinado período de tempo. Geralmente o período de tempo considerado é um mês.

Se você é um assalariado, considere o seu salário líquido, ou seja, o que você recebe depois de descontados os impostos e benefícios, como sua principal receita.

Se você tiver outras fontes de renda, considere-as como receita também. Por exemplo, vamos supor que você faça alguns trabalhos extras, receba uma pensão ou tenha um investimento como poupança, CDB, ou ações.

O que é despesa?

Enquanto a receita é o que você recebe, a despesa é tudo o que você ganha no período considerado, no caso, um mês. Nessa conta vão entrar gastos com compras como: roupas, calçados, eletrônicos e tudo mais que você comprar.

Além disso, as contas mensais fixas também são despesas: aluguel, luz, água, internet e outras. Lembre-se de somar as despesas com transporte e lazer.

Na hora de calcular as despesas é importante somar tudo o que você gasta, sem deixar nada de fora.

Como equilibrar receitas e despesas?

Equilibrar receitas e despesas é uma questão de lógica: não gaste mais do que você ganha. Para conseguir fazer isso, é fundamental anotar suas receitas e despesas para ver onde você pode cortar gastos e quanto de dinheiro sobra para você gastar.

Se você colocar tudo no papel e ver que vai faltar dinheiro para alguma despesa, procure pagar as despesas que são prioritárias e deixe o restante para o próximo mês.

No caso de suas contas estiverem desequilibradas, o primeiro passo é não criar novas dívidas, pois isso só vai piorar a situação.

Muitas pessoas saem das dívidas abrindo seus próprios negócios. Você já pensou em empreender? Então, leia esse artigo e saiba como começar.

Baixe o App

Baixe APP Cubopay no Google Play
Baixe APP Cubopay na Apple Store

Para Empresas

Para Empresas:
merchant@cubopay.net

Copyright ©2021 Todos Direitos Reservados | CuboPay é Marca Registrada®
Uma empresa do Grupo Cubotech | USA | Hong Kong | Europe | Costa Rica | Brasil - Cubotech Tecnologia S/A - Av Paulista 37 cj 41, Bela Vista - SP