Educação financeira para crianças

Educação financeira para crianças, confira essas dicas!

Muitos pais já compreenderam a importância de ensinar educação financeira para seus filhos. Afinal, já foi comprovado que, quanto mais cedo a pessoa começar a aprender sobre finanças, maiores são as chances dela ter uma vida financeira saudável e próspera.

Mas a pergunta é, como ensinar finanças para crianças? Nesse post, vamos dar algumas dicas com base no livro “Finanças para crianças”, da Matrix editora. A autora do livro, Paula Andrade, explica que a forma de ensinar finanças varia de acordo com a idade da criança.

A seguir você confere algumas dicas preciosas extraídas do livro. Continue lendo e descubra como falar sobre dinheiro com seus filhos e como desenvolver hábitos financeiros saudáveis. Boa leitura!

Crianças com idade entre 3 e 4 anos

Para começar, vamos dar dica para o começo da infância. Nessa idade, os pais devem focar em estimular comportamentos positivos e desenvolver habilidades socioemocionais. Para isso, a ideia é começar a desenvolver nas crianças virtudes como: paciência, disciplina e organização.

Outra coisa importante que os pais devem fazer nesse período é orientar seus pequenos filhos a compreender seus próprios desejos e necessidades, ensinando a desapegar, quando necessário e também a compreender as consequências de suas próprias escolhas. Uma boa ideia é utilizar o cofrinho, como ferramenta pedagógica.

Crianças com idade entre 5 e 6 anos

Nesse momento seguinte da infância, ainda é preciso manter o foco no desenvolvimento de comportamentos saudáveis para o manejo com dinheiro. A novidade nessa etapa, é a introdução de ferramentas e conceitos básicos de finanças.

Por isso, além de desenvolver paciência e disciplina, os pais também podem estimular a perseverança, o planejamento e até mesmo a definição de metas, o que pode ser feito com auxílio do cofrinho.

Estimular o desapego a brinquedos que eram adequados à fase anterior, também é uma boa ideia. Os pais também já podem começar a falar sobre empregos, salários e valor do dinheiro. Algumas noções de empreendedorismo podem ser trabalhadas para desenvolver a capacidade de resolver problemas.

Crianças com idade entre 7 e 8 anos

Nessa fase, as crianças já aprenderam conceitos matemáticos na escola que permitem que os pais trabalhem novas ferramentas e conceitos de finanças em casa. A mesada pode ser trabalhada como aliada do cofrinho para incentivar bons hábitos financeiros.

Outro tipo de aprendizado que pode ser introduzido nessa idade é a habilidade de negociação. Nesse sentido, quando a criança quer algo, os pais podem combinar com ela que ela ganhará a partir do cumprimento de determinada tarefa.

Também é muito importante incentivar a realização de trabalhos solidários, desenvolvendo um senso de comunidade desde a infância. Os pais devem ficar atentos a desejos motivados por modismos, já que é nessa fase que as crianças começam a desenvolver suas habilidades sociais, recebendo influência do grupo.

Crianças a partir dos 9 anos de idade

Agora as crianças começam a amadurecer a capacidade de dialogar e os pais devem fazer o mesmo. Nesse período já é interessante introduzir conceitos que vão além das finanças pessoais. Não se deve subestimar as crianças dessa idade. Conversas sobre o funcionamento da economia podem ser realizadas, falando sobre impostos, bancos, câmbio e investimentos.

Os valores trabalhados nas idades anteriores, disciplina,  paciência, humanismo, devem ser sempre relembrados, incentivados e mantidos. A esses valores, os pais também podem falar sobre sustentabilidade, reciclagem e economia circular.

Se tem uma coisa que as crianças gostam, e é uma ótima forma para falar sobre finanças, é a organização de uma viagem. Se você quer viajar, mas sua grana anda curta, aproveite e leia este artigo.

Baixe o App

Baixe APP Cubopay no Google Play
Baixe APP Cubopay na Apple Store

Para Empresas

Para Empresas:
merchant@cubopay.net

Copyright ©2021 Todos Direitos Reservados | CuboPay é Marca Registrada®
Uma empresa do Grupo Cubotech | USA | Hong Kong | Europe | Costa Rica | Brasil - Cubotech Tecnologia S/A - Av Paulista 37 cj 41, Bela Vista - SP