É seguro utilizar o Pix para transferências bancárias?

O pagamento via Pix foi implementado no dia 16 de novembro de 2020 no Brasil. Desde então, a tecnologia desenvolvida pelo Banco Central tem contribuído para a digitalização de pagamentos no país, trazendo agilidade e praticidade para milhões de usuários. 

 

Segundo o Banco Central (BC), no primeiro ano da implementação, mais de 348 milhões de chaves Pix foram registradas no país. Não é exagero dizer que, com mais de 1,6 bilhão de transações realizadas em menos de 12 meses, a tecnologia revolucionou a nossa relação com o dinheiro. Utilizada por cerca de 71% da população, a tecnologia conta com uma taxa de aprovação de 85%, segundo uma pesquisa divulgada recentemente pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). 

 

A empolgação é tamanha que, desde então, a ferramenta tem incorporado novas funções como Pix Saque e Pix Troco, nas quais estabelecimentos comerciais oferecem opções para que o cliente retire dinheiro como troco após adquirir produtos nas lojas. E não para por aí, já que em breve será lançado o Pix Garantido, que permitirá o parcelamento de compras. 

 

Segurança do Pix

 

Em meio às novidades, é natural que haja alguma desconfiança por parte dos usuários, muitas delas ligadas à segurança das transações instantâneas. Porém, cabe aqui reforçar que a tecnologia, idealizada pelo Banco Central e aprovada por diversas instituições financeiras regulamentadas por lei, é bastante confiável.

 

Felizmente, o nível de segurança do Pix é bastante complexo, sendo constituído de algumas camadas de proteção. Entre elas estão: identificação pessoal (senha, token, biometria, entre outros); dados criptografados (todas as informações transitam em uma rede operada pelo Banco Central); sistemas antifraude (dispositivos que rastreiam e podem bloquear transações atípicas); entre outros dispositivos de segurança internos.

 

Fraudes mais comuns e como evitá-las

 

Como vimos no tópico anterior, o sistema de transações do Pix é bastante confiável. Ou seja, infelizmente as fraudes ocorrem, mas por conta do fator humano. Dito de forma resumida, grande parte dos golpes aplicados são “adaptações” de crimes praticados em outras situações. Nestes casos, os infratores se aproveitam da ingenuidade ou dificuldade que o usuário tem com a tecnologia para obter benefícios ilegais.

 

Entre as fraudes mais comuns aplicadas estão: golpes utilizando WhatsApp, em que criminosos se passam por outra pessoa e pedem quantias via Pix; contato com arquivos ou páginas falsas, que roubam dados sensíveis dos usuários; vendas online em sites inseguros, nas quais a vítima efetua o pagamento de forma antecipada; ligações falsas de atendimento ao consumidor, em que infratores fingem trabalhar em instituições financeiras e pedem dados pessoais para “confirmar” a identidade da vítima; entre outros. 

 

Para evitar estas e outras situações, é importante que o usuário evite clicar em links desconhecidos enviados por mensagens instantâneas ou e-mails. Além disso, recomenda-se ainda não compartilhar a sua chave Pix em redes sociais. Caso seja necessário, utilize uma chave aleatória para alguma ação pontual ou crie um QR Code para estas ocasiões.

 

Pode parecer simples, mas confirmar os dados de terceiros antes de efetuar uma transferência também é essencial para não ter dores de cabeça. Por isso, não tenha medo de ser chato: verifique sempre os valores e demais informações necessárias. E claro, tenha certeza (pessoalmente ou por telefone) se aquele amigo ou amiga está precisando de alguma quantia antes de realizar qualquer transferência. 

 

Por último, não realize cadastro de chaves Pix por ligações telefônicas ou contatos por mensagem, nem forneça senhas de acesso fora do aplicativo ou sistema do seu banco. 😉

 

Esperamos que as nossas dicas tenham sido valiosas para reforçar a segurança das suas transações via Pix! 

 

Caso queira saber mais sobre esse e outros assuntos, contate a equipe da CuboPay e venha somar os melhores resultados conosco! 

Baixe o App

Baixe APP Cubopay no Google Play
Baixe APP Cubopay na Apple Store

Para Empresas

Para Empresas:
merchant@cubopay.net

Copyright ©2021 Todos Direitos Reservados | CuboPay.net
Brasil - Cubotech Tecnologia Ltda - Av Paulista 37 cj 41, Bela Vista - SP