Documentos fiscais: saiba quais você deve guardar em casa

Quais documentos eu devo guardar na minha casa?

A administração das finanças de uma família envolve muitas tarefas, como  cuidar das entradas e saídas de capital e controlar a planilha de orçamentos.

Guardar documentos é uma etapa muito importante da organização financeira de uma família. Atualmente, com o desenvolvimento da tecnologia, muitos papéis não têm necessidade de serem guardados.

Afinal, acessar muitos desses documentos digitalmente tornou-se algo muito fácil.

Por exemplo, digamos que você precise acessar um boleto, um comprovante de pagamento ou fatura.

Mesmo que você não tenha guardado esse documento, é relativamente fácil entrar em contato com o local onde o pagamento foi feito, ou o boleto foi emitido, e solicitar o documento para consulta.

No entanto, alguns documentos devem ser arquivados em versão impressa, para que todos os membros da família tenham acesso quando necessário. Confira, a seguir 5 documentos que você deveria manter uma cópia impressa em casa:

1- Certidão de Casamento e Nascimento

A certidão de nascimento é obrigatória para a emissão de uma série de outros documentos. A certidão de casamento substitui a certidão de nascimento. Por isso, é sempre bom deixar esses dois documentos bem guardados e tê-los à mão quando necessário.

2- Cartões de Crédito

O cartão de crédito pode ser de grande auxílio em uma necessidade financeira inesperada. Apesar dos cartões virtuais funcionarem muito bem, no caso de uma emergência, um cartão físico poderá ser a solução mais rápida.

3- Talões de cheque

Apesar da necessidade de utilização de talões de cheque ter diminuído consistentemente nos últimos anos, muitas pessoas ainda utilizam o talão de cheques principalmente como caução, ou seja, para deixar como garantia em uma negociação.

4- Apólices de seguro

Como o seguro é para ser utilizado no caso de uma emergência, ter uma cópia da sua apólice de seguro pode agilizar a ativação do seguro no caso de necessidade.

5- Contratos

Os contratos trazem a garantia e a segurança para que o negócio acordado entre as partes seja cumprido. Por isso, sempre é bom tê-los em um local de fácil acesso.

6- Declarações de Imposto de Renda

Em relação aos documentos utilizados para realizar a Declaração do Imposto de Renda, os comprovantes das informações declaradas devem ser guardados por cinco anos, no mínimo.

Ainda que a sua declaração tenha sido entregue sem nenhuma pendência, ainda existe a possibilidade de a Receita Federal pedir esclarecimentos sobre a declaração. Nesse momento, o melhor e ter os comprovantes à mão.

Gostou dessas dicas? Então, acesse nosso blog e descubra mais dicas como essas.

Baixe o App

Baixe APP Cubopay no Google Play
Baixe APP Cubopay na Apple Store

Para Empresas

Para Empresas:
merchant@cubopay.net

Copyright ©2021 Todos Direitos Reservados | CuboPay é Marca Registrada®
Uma empresa do Grupo Cubotech | USA | Hong Kong | Europe | Costa Rica | Brasil - Cubotech Tecnologia S/A - Av Paulista 37 cj 41, Bela Vista - SP