Divisão entre conta física e jurídica pode acelerar o desenvolvimento do seu negócio

O empreendedorismo está em alta no Brasil, com muitos enxergando no negócio próprio uma solução para as dificuldades econômicas surgidas após a pandemia de Covid-19. Dados do Ministério da Economia apontam que em 2020 o país registrou um recorde no número de novas empresas, encerrando o ano com uma alta de 6% no número de negócios ativos em relação a 2019. Nesse contexto, também chama atenção a popularização dos microempreendedores individuais (MEIs), que avançaram 8,4% no mesmo período, contabilizando mais de 2,5 milhões de novos registros. 

Em um ambiente com tanta efervescência e “marinheiros de primeira viagem”, é essencial conhecer procedimentos básicos para evitar prejuízos financeiros. Um dos erros mais comuns entre empreendedores é não separar as contas pessoais das corporativas. Por esse descuido, muitos negócios promissores acabam tendo a vida encurtada, impactando negativamente em toda cadeia e pessoas envolvidas. 

Mas a pergunta que não quer calar é: por que é importante separar a conta pessoal da empresarial?

 

1) Otimizar a organização

Para dar certo, todo negócio precisa ser planejado. Neste ponto, toda organização é bem-vinda. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 58% dos brasileiros admitem que nunca ou raramente dedicam tempo para estruturar o próprio controle financeiro. Utilizar uma mesma conta para diferentes atividades pode embolar ainda mais essa equação.

Com contas específicas (física e jurídica), tanto os recursos da empresa quanto os gastos pessoais são otimizados. Dessa forma, evita-se o risco de “tirar o dinheiro da empresa” para pagar o café da padaria no domingo, por exemplo. Além disso, sem essa divisão, procedimentos regulares como balanço financeiro se tornam desafios maiores do que precisam ser.

 

2) Investir nas necessidades da empresa

Muitas vezes, a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma empresa está nos pequenos detalhes. Essas situações são mais frequentes principalmente nos dias atuais, com mercados tão competitivos e urgência de soluções inovadoras. Neste sentido, um controle financeiro efetivo é fundamental para viabilizar um salto de nível.

Com contas distintas, controle efetivo do fluxo de caixa e despesas fixas controladas, o empreendedor conseguirá perceber melhor os pontos fracos que a empresa possui e investir o valor necessário para suprir essas demandas. Além disso, a ação também permite ao empreendedor saber exatamente o montante que a companhia tem disponível para aproveitar oportunidades de negócio.

 

3) Evitar desentendimentos e desgaste 

Manter em uma mesma conta pessoa física e jurídica pode criar um desgaste acelerado com um ou mais sócios. Além de contribuir para uma maior desorganização financeira, a ação cria brechas para eventuais problemas entre as pessoas envolvidas. De forma resumida, é basicamente criar margem para um erro que pode ser evitado. Nessas desavenças, as relações pessoais e profissionais ficam comprometidas, colocando em risco o futuro da empresa. 

 

4) Atrair parceiros e potenciais investidores

A profissionalização dos negócios é um caminho sem volta. Neste sentido, a estruturação eficiente de uma companhia é essencial para a imagem corporativa, sendo fundamental para influenciar positivamente na hora de atrair parceiros e investidores. A ação, por mais simples que possa parecer, transmite maior transparência e confiabilidade para terceiros, podendo ser a diferença que separa “a empresa” de “apenas mais uma” no mercado. 

Esperamos que as nossas dicas tenham sido valiosas para você e para o seu negócio! 

 

Caso queira saber mais sobre esse e outros assuntos, contate a equipe da CuboPay e venha somar os melhores resultados conosco! 

 

Baixe o App

Baixe APP Cubopay no Google Play
Baixe APP Cubopay na Apple Store

Para Empresas

Para Empresas:
merchant@cubopay.net

Copyright ©2021 Todos Direitos Reservados | CuboPay.net
Brasil - Cubotech Tecnologia Ltda - Av Paulista 37 cj 41, Bela Vista - SP