Como sair das dívidas e começar a investir

Para muitas pessoas, deixar de ser um indivíduo endividado para se tornar um investidor, parece um sonho muito distante. A cada mês que passa, mais e mais boletos vão se acumulando. Isso sem contar com os juros de empréstimos e cartões de crédito que vão crescendo cada dia mais.

Neste artigo, vamos dar algumas dicas de como realizar um planejamento financeiro, sair das dívidas e começar a investir. Então, boa leitura!

Por onde começar

De acordo com especialistas, a saída para quitar as dívidas é começar priorizando as que têm um valor mais alto. Afinal de contas, são elas que geram mais acúmulo de juros e, a longo prazo, podem destruir as suas finanças.

Quem está tentando sair das dívidas, pode acabar caindo na tentação de contratar ofertas de crédito fácil. Geralmente, essas ofertas não pedem documentos adicionais, não questionam a finalidade, nem se você terá condições de liquidar a dívida. No entanto, contratar um empréstimo desses pode ser uma cilada, então fique atento!

A seguir, daremos dicas de quais contas você deve priorizar para quitar suas dívidas e, no futuro, aprender a economizar e até investir!

Evite usar o limite do cheque especial

Aquele crédito disponibilizado diretamente na conta corrente, que é utilizado quando não há saldo para pagamento das dívidas. O limite da taxa de juros do cheque especial é de 8% ao mês. Mesmo com esse limite, ainda trata-se de uma dívida muito cara.

O limite da conta somente deve ser utilizado em situações emergenciais. Por isso, se você está querendo colocar suas contas em dia, quitar, ou renegociar, a dívida do limite da sua conta, é um ótimo começo.

Pague a fatura do cartão de crédito

O cartão de crédito pode ser uma ótima forma de realizar compras parceladas, e até mesmo, para realizar compras importantes. Mas, se toda vez que a fatura chega você leva um susto, talvez você deva repensar a forma com que está utilizando seu cartão de crédito.

Parcelar a fatura do cartão, ou realizar apenas o pagamento mínimo, gera altos juros. Com o tempo, isso pode se tornar um grande problema. Por isso, se você tem dívidas no cartão de crédito, trate de quitá-las e passe a ter um uso mais consciente do seu cartão.

Priorize as contas mais importantes

As contas de consumo, como água, luz, gás e internet, são consideradas essenciais para a vida moderna. Por isso, deixar de pagar qualquer uma dessas contas não é uma boa opção.

Quando você deixa de pagar uma dessas contas, o serviço pode ser cortado, gerando transtorno para você e sua família. Uma boa dica é colocar essas contas em débito automático, assim você não corre o risco de esquecer de pagar uma conta. Também pode ser uma boa ideia buscar formas de economizar. Pesquise dicas para economizar e compartilhe essas dicas com os demais moradores da casa.

Pague o plano de saúde em dia

Quando as dificuldades financeiras chegam, muitas pessoas caem na tentação de cancelar o plano de saúde para aliviar as dívidas. No entanto, a longo prazo, essa não é uma boa opção. Alguns problemas de saúde podem gerar gastos expressivos, levando você a se endividar ainda mais.

 Tenha um planejamento financeiro

Manter as contas em dia é uma questão de realizar um bom planejamento financeiro, evitando gastos desnecessários. Manter o compromisso com sua saúde financeira e ter um orçamento rigoroso pode parecer difícil, porém, a longo prazo, você vai conseguir se organizar e sair das dívidas.

Faça um levantamento de quais são suas receitas, quais são suas despesas e veja como isso vai fazer bem para as suas finanças. Para evitar dificuldades financeiras no futuro, procure criar uma reserva de emergência o mais cedo possível. Com perseverança, disciplina e dedicação, em breve você vai sair da condição de endividado para a de investidor.

 

Você fala de finanças com seus filhos? Leia este artigo e descubra a importância da educação financeira para crianças.

Baixe o App

Baixe APP Cubopay no Google Play
Baixe APP Cubopay na Apple Store

Para Empresas

Para Empresas:
merchant@cubopay.net

Copyright ©2021 Todos Direitos Reservados | CuboPay é Marca Registrada®
Uma empresa do Grupo Cubotech | USA | Hong Kong | Europe | Costa Rica | Brasil - Cubotech Tecnologia S/A - Av Paulista 37 cj 41, Bela Vista - SP